Você está precisando escolher uma VPN e não sabe como escolher uma boa VPN para você? Ou você caiu aqui quase que de paraquedas e nem mesmo sabe o que é VPN e como ela pode ser uma ferramenta importantíssima mesmo para você que eventualmente só utiliza a internet para uso pessoal.
Em ambos os casos eu vou te ajudar a entender um pouco sobre o funcionamento da VPN e como você pode escolher uma boa opção para você. Já te adianto que uma boa VPN deve atender algumas características, ou melhor, ter algumas funcionalidades que veremos ao longo do texto aqui. Caso a que você esteja pensando em contratar não tenha, talvez seja melhor repensar o seu custo benefício.
O que é a tecnologia de VPN?
A sigla de VPN consiste em uma abreviação para Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada em tradução literal e de maneira simples é um tipo de filtro com o qual você se conecta a internet.
Podemos dizer que a VPN ele altera o seu IP que é como o seu registro de identificação. O IP é o RG do seu computador, através dele conseguimos identificar o seu computador em uma rede que ele tenha acessado.
Com a VPN o seu IP é alterado e a sua conexão é roteada por um servidor host de VPN. Ou seja, não são mais os seus dados que são compartilhados é como se a VPN estabelecesse uma barreira. Então mesmo que alguém eventualmente tenha acesso aos seus dados na VPN eles estão criptografados e consequentemente não podem ser lidos.
Para que os dados sejam lidos se faz necessário uma chave de criptografia, sem uma, levaria milhares de anos para que esses códigos de criptografia sejam quebrados e alguma informação seja capturada. Isso se estivéssemos lidando com um bom ciber criminoso com o uso de bons equipamentos de invasão e ataque cibernético. Através de um ataque de força apenas, podemos colocar esse tempo em milhões de anos.
Através do uso de uma boa VPN nem mesmo o seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) nem mesmo terceiros podem ver os sites que você visita ou os dados que compartilha na internet. Isso é importante mencionar porque alguns provedores podem não apenas armazenar (os seus provedores visualizam todos os dados compartilhados e acessados por você na rede) como exibi-los e vendê-los para o governo, anunciantes, e congêneres. O que pode parecer bem estranho, mas não é nada raro de ocorrer.
Como funciona a VPN na prática?
Com o uso da VPN o seu tráfego on-line é disfarçado e os seus dados são protegidos de possíveis acessos ou tentativas de acessos de terceiros. Quando os seus dados de acesso não estão criptografados, como ocorre no caso do uso da VPN, qualquer um pode acessá-los e visualizá-los, inclusive pessoas mal-intencionadas e ciber criminosos.
Mas como posso como escolher uma boa VPN?
Escolher uma boa VPN é o que garante que você estará de fato protegido na rede, afinal se você estiver utilizando uma VPN de qualidade relativamente ruim a sua segurança e igualmente a segurança dos seus dados na internet estará igualmente comprometida.
Vamos ver alguns pontos que você deve se ater quando for escolher uma boa VPN?
Você deve confiar na sua VPN para realizar seja uma ou várias atividades para você, e a própria VPN deve estar protegida de possíveis comprometimentos que podem expô-la. Dentre os principais recursos que você deve observar para ter certeza que está investindo em uma boa VPN consiste em:
-Criptografia do IP: lembra que comentei que a VPN camufla o seu IP para disfarçar o seu tráfego on-line e com isso proteger os seus dados de terceiros? Essa acaba sendo a função mais básica que uma boa VPN vai te oferecer e não se trata nem mesmo de um serviço avançado. Por isso verifique se a criptografia do seu IP está completado nos serviços prestados pela VPN que você pretendendo contratar.
-Criptografia de todos os seus protocolos: com o uso da tecnologia de VPN você além de não se tornar notável na rede você também não deixa rastros nela. O que eu quero dizer com isso? Quando você utiliza a VPN você não deixa rastros tanto no histórico quanto na pesquisa e nos cookies. A criptografia de cookies acaba sendo o mais importante uma vez que evita que terceiros tenham acesso a dados confidenciais que você compartilha nas redes.
Outros pontos importantes de se observar antes de escolher a sua VPN
-“Kill switch”: Se a sua rede de VPN tiver interrupção, obviamente a sua conexão segura a rede também acaba sendo interrompida. Uma boa VPN pode detectar o seu tempo de inatividade para que antes que ocorra alguns programas e/ou serviços sejam encerrados antes que seus dados sejam colocados em risco.
Dessa maneira mesmo que a VPN tenha interrupção você ainda terá um certo tempo para não ter os seus dados expostos.
Autenticação de dois fatores: a autenticação de dois fatores acaba sendo muito comum sobretudo no Facebook onde o indivíduo cadastra o seu número de telefone, por exemplo, e sempre que ele tenta acessar a sua rede de um novo dispositivo, o mesmo recebe uma mensagem com um código que deve ser autenticado no dispositivo em questão.
Com a VPN o funcionamento é basicamente o mesmo e a autenticação deve ser feita para que dê segurança a operação. Tudo isso dificulta o acesso de terceiros a sua rede e mantém os seus dados protegidos.
Por que eu deveria investir em VPN para me conectar?
Se mesmo com todos os benefícios mencionados acima que você acaba tendo acesso, você ainda estiver em dúvida sobre porque deveria investir em VPN, vamos ver alguns detalhes sobre os benefícios desse investimento?
Você terá uma transferência segura de dados: quando você está em home office, em algum momento você terá que acessar a rede do seu trabalho, tanto para compartilhar um arquivo, quanto para acessar alguma informação e nesse momento você pode deixar muitas informações sensíveis da empresa desprotegidas para os criminosos virtuais.
Esse acesso que você vai fazer por N motivos demanda de uma conexão extremamente segura para evitar que dados possam acabar sendo expostos. Os servidores de VPN conectam-se a redes privadas através de criptografia, que como vimos anteriormente não se faz nada fácil de ter uma quebra.
Outro benefício muito interessante e igualmente relevante acaba sendo que o uso da VPN disfarça o seu paradeiro on-line através da camuflagem do seu IP. Através da conexão por meio dos servidores da VPN, que comumente estão em outro país, a sua localização geográfica fica impossível estar precisamente determinada.
Além de tudo isso, grande parte dos servidores que atuam nas VPN’s não armazenam suas atividades na rede, ao contrário dos ISP, que além de visualizar e armazenar, ainda podem exibi-los.
Você também pode ter acesso a conteúdo regional. Isso porque embora muitos usuários não saibam, os conteúdos regionais disponíveis na internet não são acessíveis através de qualquer lugar. Os sites de modo geral, possuem determinados conteúdos que não podem acabar sendo acessados em determinadas áreas ou regiões.
Com uma boa VPN você pode efetivamente mudar a sua localização e acessar todo e qualquer conteúdo eventualmente regionalizado.