VPN: o que é, como funciona, Etc

Saiba Tudo sobre as Virtual Private Networks

Service Details

O que é?

Você sabe o que é a VPN? Qual a sua funcionalidade e como utilizá-la? Não? Então você chegou ao lugar certo, aqui vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre rede privada que é como podemos sintetizar a ideia da VPN. 

Em todo o mundo a VPN já fora utilizado para diferentes fins e ainda continua sendo igualmente muito utilizado. Aliás, em tempos de pandemia o número de usuários da VPN cresceu ainda mais visto que algumas empresas têm adotado o uso da tecnologia para permitir que os seus colaboradores possam fazer o home office com total segurança.

Não se preocupe se você não tem familiaridade com essa tecnologia, a partir desse bate papo eu espero que você domine completamente o assunto e saiba para que uma VPN serve e para que não serve.

Service Details

Como Funciona

VPN consiste em uma abreviação para Virtual Private Network que podemos traduzir como Rede Virtual Privada. Mas você deve estar se perguntando, “o que isso significa?” não é mesmo? De maneira simplificada podemos dizer que a VPN dá a oportunidade de estabelecer uma rede ao utilizar as redes públicas. Ou, em outras palavras, podemos dizer que a VPN camufla a sua identidade on-line.

Basicamente o serviço de VPN criptografa a sua atividade na internet de modo a impedir que terceiros consigam ter acesso as suas informações.

A VPN oculta o seu IP, o IP consiste na identificação do seu computador e é como o RG do mesmo. Através do IP se torna possível identificar o seu computador entre inúmeros computadores que eventualmente acessaram uma determinada rede. Para que o processo de ocultar o seu IP ocorra você se conecta a um servidor remoto especialmente configurado para esse fim que é executado por um host VPN.

Se você se conectar a internet por meio de uma tecnologia de VPN, esse servidor se torna a fonte de todos os dados que você compartilha e recebe através da rede.

O seu Provedor de Serviços de Internet (ISP) e também pessoas mal-intencionadas não conseguem ter acesso a esses dados que estão, como mencionado acima, criptografados. Ou seja, mesmo que alguém tivesse acesso ao seu VPN nada conseguiria acessar se não códigos.

Vamos simplificar um pouco essa conversa? Vamos imaginar a seguinte situação: é como se a VPN fosse um tipo de filtro basicamente, no qual o que está tentando passar são seus dados, mas após passar por esse filtro não temos mais os seus dados e sim os dados do servidor VPN que é o que intermedeia a sua conexão com a rede.

Benefícios

E quais os benefícios de investir em uma rede VPN?

Uma rede VPN tem como principal característica camuflar o seu trafego e igualmente evitar o ataque de terceiros. Ou seja, os dados não criptografados podem ser acessados e visualizados por qualquer um que consiga acesso a eles. Por meio da criptografia isso não ocorre e você estará protegendo os dados que são importantes para o você.

Através do uso da tecnologia de VPN ciber criminosos acabam de mãos atadas não conseguindo acessar os seus dados. Mas há inúmeros outros benefícios que você pode ter ao investir em um servidor VPN.

Criptografia: para que os dados que você acessa e compartilha possam ser acessados se faz necessário uma chave de criptografia. Sem ela seria necessário milhões de anos para que um computador com bom desempenho conseguisse quebrar um código criptografado. Resultado disso, todas as suas atividades on-line estão devidamente seguras e protegidas mesmo em redes públicas.

Disfarça seus rastros: lembra que mencionei anteriormente que uma das características do VPN era disfarçar os seus rastros? Como os servidores os quais você estará se conectando a internet comumente são de outro país dificilmente se torna possível estabelecer claramente a sua localização ou região aproximada. Além disso, grande parte dos provedores de VPN não realizam o armazenamento de seus dados.

Alguns provedores de VPN até realizam o armazenamento de dados de seus usuários, mas igualmente eles não o fornecem a terceiros. Todos os registros potenciais do seu comportamento são alterados.

Acesso a conteúdo local: nem sempre o conteúdo regional tem vez quando você acessa a internet através de qualquer local. Alguns sites e portais tem limitação de seus conteúdos a depender da localidade como o usuário acessa o site.

Vantagens

As conexões normalmente utilizam servidores dentro do país para estabelecerem comunicação. Esse serviço de localização tem o objetivo de determinar sua localização. A determinação da sua localização assegura que você não terá como acessar determinados conteúdos que não condizem com ela. Da mesma maneira você não pode acessar conteúdo internacional através da sua residência.

Transferência segura dos seus dados: se você está trabalhando em home office em algum momento vai precisar acessar a rede do trabalho, ou melhor, da sua empresa. Por questões de segurança essa conexão deve ser feita de maneira segura para evitar a exposição de dados sensíveis do seu negócio.

Por que eu devo investir em uma VPN?

Com todos estes benefícios você ainda está em dúvida do porquê deveria investir em uma VPN? Normalmente quando você se conecta a internet o seu ISP configura sua conexão e rastreia os seus dados através do seu IP que vimos anteriormente. O IP identifica o seu computador, e dessa maneira suas atividades são passíveis de serem identificadas.

Seu trafego de rede fica roteado, por assim dizer, pelos servidores do seu ISP que podem registrar e exibir toda a sua atividade on-line. Apesar de inicialmente parecer confiável o seu ISP pode compartilhar todos os seus dados de navegação com anunciantes, com o governo e congêneres. Além disso, o seu ISP pode facilmente sofrer ataques de ciber criminosos e nesse caso os seus dados ficam comprometidos.

Mas por quê tudo isso acaba sendo importante saber? Acaba sendo importante sobretudo se você se conecta regularmente por meio de rede de Wi-fi pública, por exemplo. Através desses mecanismos não se faz possível saber qual o tipo de usuário que está monitorando os seus dados e igualmente quais as suas intenções com relação às informações obtidas.

Características de uma boa VPN

Para que a VPN possa ser considerado eficaz se faz necessário que o mesmo atenda alguns requisitos, afinal ele precisa realizar uma ou mais tarefas e precisa da sua confiabilidade. Dentre as tarefas esperadas por um boa VPN está a criptografia do seu IP, ou seja, a camuflagem do seu rastro na internet, tornando impossível rastrear as suas atividades on-line.

Outra funcionalidade muito pertinente consiste na autenticação de dois fatores. Nesse caso aqui a VPN através de um forte esquema de segurança verifica todos os que tentaram fazer login.

No caso da autenticação de dois fatores o procedimento se faz similar a autenticação de dois fatores do Facebook onde você pode colocar o número do seu celular e informar o código enviado diretamente para ele para a autenticação ao acesso da rede.

Uma boa ferramenta de VPN também pode atuar impedindo que você deixe rastros no histórico da internet e igualmente em cookies e de pesquisa igualmente. Essa configuração de cookies acaba sendo extremamente importante porque evita que terceiros não autorizados tenham acesso a informações de caráter confidencial e sigilo da empresa, tais como dados pessoais e outras informações.